
Biodiversidade em Monsanto
Parque Florestal de Monsanto
A Península Ibérica concentra a maioria da Biodiversidade europeia. Pelo facto de nos encontrarmos numa região de fronteira, acabamos por ter a maior parte das espécies euroasiáticas, uma grande parte das espécies africanas e muitas espécies próprias dos nossos habitats.
A nossa riqueza em Biodiversidade é tal que deveríamos reconhecer-lhe maior valor e muitos naturalistas estrangeiros visitam-nos, já à sua procura. Para além da curiosidade que cada indivíduo constitui, a Natureza mostra-nos a perfeição com que este se articula num ecossistema, integrado numa teia de diferentes tipos de relações, mas mostra-nos também a beleza.
Cada um dos elos desta cadeia que constitui os ecossistemas naturais, é um elemento de extrema beleza pela forma como cada ser evoluiu ao longo de milénios de evolução, adaptando-se ao clima, à sua especificidade alimentar, aos seus comportamentos na reprodução…
A Biodiversidade sente-se nos diferentes ecossistemas, nas diferentes espécies, em cada individuo diferente.
Uma exposição de fotografia não poderia ser exaustiva na tentativa de nos mostrar TODAS as espécies existentes no Parque de Monsanto, mas pode ser evocativa da sua beleza enquanto seres vivos, ou da arte com que o momento foi captado.
Como mensagem, ficará a expectativa de que a atenção com que aqui se olha para cada pormenor de uma fotografia, seja reproduzido no olhar atento requerido, para que se veja efectivamente, quando se passa pela Natureza. Esse olhar atento permitirá construir um filme de pormenores sensacionais, de harmonias perfeitas, de verdadeiras lições de valores.
Um percurso na Natureza a observar a Biodiversidade que nos rodeia é sempre uma experiência maravilhosa.
Texto de Engº Louro Alves

