A fotografia como Passatempo
A fotografia, e em particular a de Natureza, principalmente nas vertentes da fotografia de Aves e Macrofotografia, é actualmente a actividade que ocupa a maioria dos poucos tempos livres de que disponho.
Fazendo fotografia desde muito cedo, foi o desenvolvimento da fotografia digital que permitiu uma nova abordagem deste passatempo.
O contacto com a natureza, o disfrutar dos espaços naturais, cada vez em menor número e mais explorados, alterados ou destruídos, levando a um perigo eminente de extinção de alguns habitats que nos eram queridos, levou assim também à sentida urgência em tentar registar espécies, hábitos e características que vemos em risco de perder.
Na fotografia de Aves, particularmente exigente em termos de paciência, e porque não dizer também, de alguma experiência, que pouco a pouco se vai adquirindo, um conjunto de amigos vai apoiando a lenta evolução da mesma com a necessária colaboração e partilha, levando a alguns resultados que, com alguma reconhecida modéstia, ouso ainda assim aqui mostrar.
Aos amigos referidos aqui fica o meu tributo, e o meu contínuo obrigado, esperando que no próximo passeio seja sempre mais alguma nova espécie fotografada, ou então alguma outra melhor captada...
São eles principalmente:
Arlindo Fragoso, Luís Freitas, José Luís Barros, Pedro Inácio e Rui Dias.
Resta-me a agradecer a todos os outros amigos, que embora de uma forma menos continuada, tem ajudado directa ou indirectamente na captura das minhas imagens, e que são muitos e difíceis de aqui indicar na sua totalidade... mas aos quais não deixo aqui também de agradecer.
Galeria de fotos
Mário Gomes