

Sobre
Foi a visão de que “Maior é Melhor” que levou E. F. Schumacher, em 1973, a apropriar-se da expressão “Small is Beautiful” de Léopold Kohr para demonstrar que a escala humana deveria ser trazida para a Economia, para facilitar o empoderamento das populações abrangidas e deitar mão das tecnologias melhor adaptadas.
Também a Natureza é olhada muitas vezes na macro-escala, para os grandes oceanos, as grandes massas florestais, os grandes animais e plantas.
Mas na realidade, mesmo sem descer à escala microscópica é-nos possível perceber quão maravilhoso é o pequeno mundo da fauna de solo, os ecossistemas plenamente funcionais da tundra, o modo perfeito como o grande Mundo natural só funciona graças à adição do papel de todos os seres vivos, do mais pequeno ao maior…
Este pequeno Mundo não é simplesmente belo: ele é maravilhoso.
Esta exposição, partindo da Fotografia mas que também integra os elementos vivos, aproximar-nos-á do misterioso mundo dos Líquenes e do seu funcionamento, da beleza dos Musgos, dos locais onde estes têm maior desenvolvimento, até mesmo aos significados da sua presença enquanto Bioindicadores.
O Fotógrafo Mário Gomes desde cedo se enamorou da Fotografia da Vida Selvagem, com uma especial dedicação à Macrofotografia e, o resultado vê-se: uma reprodução fiel deste pequeno mundo dos Musgos e Líquenes com pormenores artísticos que tornam cada Fotografia uma obra de arte…
Descobrir a Natureza, aprender com ela, também pode ser um momento de prazer.
Fernando Louro Alves