
Sitta europaea Espécie residente que pode ser observada durante todo o ano de Norte a Sul do País em zonas florestais, especialmente em carvalhais, sobreirais ou azinhais.

Certhia brachydactyla Embora bem distribuída, podendo ser observada durante todo o ano ao longo de todo o território nacional, é mais visivel nas zonas florestais de árvores mais velhas de folhosas e de coníferas. Pode também ser vista em parques e jardins.

Gallinula chloropus Espécie residente e comum, mas bastante discreta e por vezes difícil de observar. Pode ser encontrada em cursos de água de pequena dimensão durante todo o ano, já que se trata de uma ave residente.

Cyanistes caeruleus Distribui-se por todo o país em montados, florestas, parques e jardins. Pode ser visto todo o ano tratando-se de uma espécie residente. É o mais comum dos chapins de Portugal. Muito activo e rápido no seu movimento por entre as árvores, torna por vezes difícil de deixar observar o seu magnífico colorido.

Parus major O maior dos chapins de Portugal. Abundante em todas as zonas florestadas, desde pinhais a montados e olivais. Pode também ser visto em parques e jardins. Ocorre durante todo o ano em todo o País.

Periparus ater Normalmente associado às zonas de pinheiro bravo, pode contudo ocorrer também em jardins urbanos, sendo bastante comum nos parques e jardins de Lisboa. Com o mesmo tamanho do chapim-azul é também uma ave residente e que pode ser visto durante todo o ano. É essencialmente insectívoro.

Este é um chapim que ocorre em pequenos bandos sociáveis. Voam rapidamente de árvore em árvore alimentando-se sobretudo de pequenos insectos. De pequena dimensão e com uma longa cauda que lhes confere um voar ondulante bastante característico, são facilmente reconhecíveis quando se deixam avistar. Residente, pode ser visto todo o ano em matas e galerias ripícolas.

Phylloscopus collybita Uma das felosas que nos visita no Inverno, sendo rara na Primavera e Verão. Distribui-se por todo o território sobretudo nas zonas baixas. Bastante comum em parques e jardins urbanos. Pode ser confundida com outras felosas com que se assemelha muito, sendo o canto uma das melhores formas de identificação das mesmas. É uma ave insectívora.