
Cogumelo micorrízico que frutifica de Julho a Outubro, com um chapéu de cerca de 10 cm de diâmetro. Himenóforo em lâminas brancas e espaçadas. Pode ser encontrado em matas de coníferas, principalmente de pinheiros.

Na Europa está normalmente associado às coníferas do género Picea, com que estabelece relações simbióticas. O seu chapéu convexo ou plano atinge entre 3 e 11 cm de diâmetro, possuindo lâminas. Frutifica de Setembro a Novembro.

Sancha, Vaca-vermelha, Pinheira Cresce normalmente em bosques de coníferas, especialmente de pinheiros, formando micorrizas em simbiose com o seu ambiente. O chapéu cor de cenoura tem uma forma que vai de convexa à forma de taça, com 4 a 14 cm de diâmetro, frequentemente com linhas de tons alaranjados mais escuros, em círculos concêntricos. É pegajoso quando molhado. Apresenta lamelas compactas. Quando manuseado adquire manchas de cor verde.

Pé-azul, Pé-violeta Também conhecido como Tricholoma nudum. Encontrado em florestas de coníferas ou de folhosas, pode ser reconhecido pela sua cor característica que lhe dá o nome comum. Frutifica de Setembro a Dezembro e o seu chapéu tem um diâmetro de aproximadamente 12 a 15 cm. Trata-se de uma espécie sapróbia que cresce em zonas de acumulação de matéria orgânica.

Também conhecido como Gymnopilus spectabilis ou Pholiota spectabilis. De cor alaranjada cresce sobretudo em troncos, ramos caídos ou na base das árvores, tratando-se de uma espécie sapróbia. Chapéu convexo de 7 a 15 cm de diâmetro. Muito comum em florestas de coníferas e de folhosas, nos meses de Junho a Novembro.

Cresce de uma forma prolífera em troncos e restos de madeira de coníferas e especialmente de folhosas. Forma pequenos aglomerados de cogumelos com chapéu de 5 a 6 cm de cor amarela. Pode ser encontrado de Maio a Dezembro.

O chapéu tem de um a quinze centímetros, é côncavo ou com rebordos curvados e coloração avermelhada. O pé tem de dois a seis centímetros de altura, é delgado e de tonalidade branca, ou simplesmente mais clara que o chapéu. As lâminas são espaçadas e estão em contacto com o pé. Forma círculos de bruxas em prados e florestas.

Aqui temos um pequeno cogumelo sapróbio que pode ser encontrado em matas e florestas de folhosas e mistas nos meses de Agosto a Novembro. Apresenta um chapéu com escamas, com cerca de 2 a 8 cm de diâmetro, e possui um anel.