top of page

"...de muito perto" 

Aranhas e Insectos 

 

Exposição de Macrofotografia por Mário Gomes

 

 

Certamente a Classe de animais mais numerosa e representada na Terra é a dos Insetos, que se estima poderem ser 5 a 10 milhões de espécies e das quais apenas se conhecem atualmente cerca de 1 milhão. Os Aracnídeos são cerca de 40.000 espécies divididas em perto de 100 famílias. Estes dois grupos de Artrópodes fazem parte da vida do nosso dia a dia e confraternizam connosco com grande à vontade. Contudo, quanto já olhámos para eles? Com que atenção? Com que frequência? Em que locais?

Muitas vezes vistos como pragas, estes seres são no entanto e de uma forma geral, extremamente úteis, constituindo elos imprescindíveis na cadeia alimentar, cumprindo com a função de polinizadores, autocontrolando os excedentes, agindo como elementos decompositores no ciclo dos nutrientes, e assim sucessivamente. Sem insetos, o nosso Mundo como o conhecemos simplesmente não existiria. Eles fazem parte das “pequenas coisas que fazem o Mundo viver” como dizia Edward Wilson.

 

Mário Gomes, fotógrafo de Natureza amador, tem sido galardoado com vários prémios sobretudo nas categorias de Aves e de Macrofotografia. Nesta exposição dedicada somente a Insetos e Aranhas, Mário Gomes pretende levar-nos a conhecer melhor alguns pequenos animais que connosco convivem e que também eles têm sido alvo de inúmeros atentados sobretudo através do uso indiscriminado de pesticidas muito tóxicos, e da perda dos seus habitat. Todos gostamos de ver Joaninhas, Abelhas, Libelinhas, Borboletas, …e quem sabe, depois da visita a esta exposição, outros nos tenham revelado a sua beleza ou despertado a nossa curiosidade, alertando-nos que para a sua Conservação todos temos de agir de uma forma ambientalmente correta, consciencializando-nos ainda para a importância em garantir e zelar pela Biodiversidade no contexto atual.

bottom of page