I'm a title. Click here to edit me.

Cerocoma schreberi As suas larvas parasitam as vespas do género Tachytes. É caracterizado principalmente pelas antenas pouco comuns do macho. Com uma biologia ainda pouco conhecida, distribui-se maioritariamente pelas zonas do Mediterrâneo, As suas cores são um aviso aos seus potenciais predadores.

Trichodes octopunctatus As suas cores são um caso de mimetismo batesiano, ou seja, imita espécies que são tóxicas e cujas cores o indicam aos seus potenciais predadores. Possuí uma ampla distribuição pela Península Ibérica, excepto nas zonas mais a Norte. Alimentam-se nas flores, e por vezes de pequenos insectos. As suas larvas desenvolvem-se nos ninhos de abelhas e vespas, alimentando-se das suas larvas e ninfas e até de mel.

Agapanthia asphodeli Este escaravelho longicórnio alcança no estado adulto 20 a 25 mm (sem contar com as suas longas antenas) e o seu ciclo de vida dura cerca de 1 ano. Voa de Maio a Agosto. As suas larvas são xilófagas. Os adultos alimentam-se principalmente de herbáceas.

Agapanthia asphodeli Os escaravelhos longicórnios são caracterizados pelas suas longas antenas, por vezes de maior dimensão do que o seu próprio corpo. Existem mais de 20 000 espécies descritas. Algumas mimetizam abelhas e vespas. De uma forma geral nestes escaravelhos, as suas larvas são conhecidas popularmente por "brocas" e alimentam-se da madeira de algumas árvores, podendo causar danos apreciáveis.

Donus sp. (?) Os gorgulhos são escaravelhos pertencentes à familia Curculionidae. Têm um aspecto bastante peculiar, todos com um longo "nariz" provido de antenas sensitivas que terminam numas pequenas clavas. São herbívoros por vezes associados a uma única espécie de planta que constituí em exclusividade o seu alimento. Podem assim, em alguns casos serem considerados como praga.

Lixus angustatus Gorgulho com mais de 1 cm, caracterizado pelo seu tom amarelado. A fêmea tem o "rosto e nariz" de cor negra enquanto no macho a cor é idêntica ao do resto do corpo. Vive normalmente nas malvas. Quando ameaçado recolhe as patas e deixa-se cair no solo, permanecendo imóvel onde é mais difícil ser encontrado.

Propylea quatordecimpunctata Pequena joaninha com 3,5 a 4,5 mm que apresenta bastantes variantes nas suas cores e padrões. Trata-se, como todas as joaninhas, de um insecto pertencente à grande família dos Escaravelhos. As suas pintas têm tendência para se apresentarem mais rectangulares do que circulares.

Myrrha octodecimguttata As várias espécies de joaninhas existentes no nosso País estiveram bastante ameaçadas, tal como a maioria dos insectos, mesmo os favoráveis à agricultura, como é o caso, pela aplicação indiscriminada de pesticidas e fungicidas. Felizmente verifica-se uma recuperação dos números destas. Esta joaninha habita preferencialmente zonas de pinheiros e de salgueiros e tem normalmente de 4 a 5 mm quando adulta.

Coccinella setempunctata Se encontrares uma desta joaninhas, baixa-te e diz-lhe: "Joaninha, voa, voa, que o teu pai foi a Lisboa"... Consta-se que a joaninha ouve, e às vezes até voa mesmo....A mais comum e conhecida das joaninhas. É um importante aliado dos agricultores, quer na fase de adulto, quer na fase larvar, dado que se alimenta vorazmente sobretudo de afídeos.

Oedionychus cinctus Trata-se de um pequeno escaravelho comum nos prados húmidos. Quando se sentem ameaçados dão longos saltos, emitindo um clic audível. A família Chrysomelidae a que pertencem tem cerca de 2500 géneros e mais de 35000 espécies. Algumas espécies são encaradas como pragas nocivas à agricultura.